segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vendo com outros olhos

Estou "VENDO COM OUTRO OLHO" – literalmente.
Sabe porque? Porque houve uma(s) pessoa(s) com a generosidade e a grandiosidade de espírito de doar uma córnea de um ente querido falecido que certamente havia manifestado esse desejo antes de deixar essa vida terrena.

Esta córnea pôde ser transplantada para o meu olho esquerdo que, tomado pela doença degerativa chamada "Ceratocone", já não admitia mais o uso de lente corretiva (de contato) tornando-o quase cego.

Graças ao eficiente e dedicado trabalho do Dr. Francisco José de Lima Bocáccio e sua equipe a cirurgia foi realizada em 08/02/07, com grande sucesso, no Hospital das Clínicas, em Porto Alegre e da qual sou, ainda, convalescente.

Este abençoado gesto de doação já permite que eu consiga enxergar com esse olho trazendo-me esperança de vida mais saudável, haja visto que o outro olho também apresenta deficiência devido à mesma doença, podendo, em pouco tempo começar a rejeitar o uso de lente de contato.

Mas quando falo que estou "vendo com outros olhos" quero destacar como vejo, hoje, no sentido mais amplo, a questão da doação de órgãos. Destacar a importância desse ato para o salvamento de vidas ou para possibilitar melhores condições de vida para tantas pessoas que necessitam dos mesmos. Gostaria de chamar a atenção para que cada um pensasse o quanto podemos contribuir nesse sentido, apenas manifestando esse desejo aos nossos parentes ou aos órgãos que administram a lista de prioritários ao recebimento dos órgãos.

A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS é uma questão muito pessoal mas faço apenas uma pergunta? "Em apenas três dias após nossa morte, o que serão nossos órgãos?"

Deixo a pergunta para que cada um faça uma pequena reflexão sobre o assunto. Se não descobrir, pergunte a alguém que possa lhe explicar.

"DOE SEUS ÓRGÃOS E AJUDE A SALVAR VIDAS".
Eng. Agr. Clóvis Alberto Bauer

0 comentários:

Postar um comentário